Vamos simplificar o SEO e mostrar como usar essa poderosa ferramenta para destacar seu negócio na plataforma Compratri e até em outros canais digitais.
O Que é SEO e Por Que é Importante?
SEO é o processo de otimizar seu site e conteúdo online para aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca, como no Google. Para comerciantes locais, isso significa mais visibilidade para clientes em potencial que procuram produtos ou serviços na sua região.
Imagine que SEO é como organizar uma vitrine: você quer que seus produtos estejam à vista quando alguém passa pela rua (ou pela internet) procurando o que você oferece.
Passo 1: Palavras-chave Locais
Comece identificando as palavras-chave que seus clientes em potencial usam para encontrar serviços ou produtos como os seus. Pense em termos como “padaria em [nome da sua cidade]” ou “serviço de limpeza em [nome da sua cidade]“. Ferramentas gratuitas como o Planejador de Palavras-chave do Google podem ajudar você a encontrar essas palavras-chave.
Dica: Inclua essas palavras-chave na descrição da sua página na Compra Tri, nos títulos dos produtos e nas descrições para melhorar sua visibilidade nas buscas locais. Nunca utilize nome e descrições genéricas para os produtos, como produto 1, por exemplo. Lembre-se que no digital você não estará atendendo de forma presencial, então seu perfil na plataforma tem que se “defender sozinho” na venda.
Passo 2: Otimização On-Page
A otimização on-page refere-se às mudanças que você pode fazer diretamente no seu site ou na sua página da Compra Tri para melhorar sua posição nos resultados de busca. Aqui estão algumas dicas:
Títulos e Descrições: Certifique-se de que a página ou produtos e ofertas em sua loja tenham um título único e uma descrição que inclua suas palavras-chave locais.
Conteúdo de Qualidade: Escreva descrições detalhadas dos seus produtos ou serviços. O conteúdo deve ser útil e informativo para seus clientes.
Imagens Otimizadas: Use imagens de alta qualidade para seus produtos, e não se esqueça de nomear os arquivos de imagem com palavras-chave relevantes (por exemplo, “bolo_de_chocolate_nome_da_sua_cidade.jpg“).
Passo 3: Otimização Off-Page
A otimização off-page envolve ações fora do seu site que podem impactar sua visibilidade nos resultados de busca. Isso inclui:
Google Meu Negócio: Crie e otimize sua listagem no Google Meu Negócio. Isso aumenta sua visibilidade em buscas locais e no Google Maps.
Backlinks: Busque oportunidades para obter links de outros sites locais para o seu. Isso pode incluir parcerias com outros negócios, participação em eventos locais ou até mesmo menções na mídia local.
Passo 4: Monitore Seu Progresso
Use nossa ferramenta de relatórios para monitorar o desempenho das suas visitas, quais produtos ou ofertas estão sendo mais acessados e cliques no WhatsApp.
Dica bônus: Quando um cliente entrar em contato, verifique sempre como ele chegou até você e anote em uma planilha de Excel. Procure saber nome e se possível capturar algum dado como e-mail ou telefone para ações posteriores de marketing. Anote também os motivos que o levaram a comprar de você e os que não levaram. Assim você pode melhorar os argumentos de venda, descrição do produto, entender quais canais trazem mais retorno, etc.
Com a plataforma Compra Tri, você já tem uma ferramenta poderosa à sua disposição para aumentar sua presença online. Ao aplicar as práticas de SEO, você pode levar seu negócio a novos patamares.